Como Memorizar Versículos Bíblicos

Já ouviu alguém dizer  –ou quem sabe você mesmo já disse– que não consegue memorizar versos bíblicos, porque é muito complicado? Quem realmente memoriza versos bíblicos e tem uma certa facilicidade de encontrá-los, suam um pouco a camisa para que isso aconteça – Ninguém possui um chip mágico ondem armazena as informações após apenas uma leitura. É preciso dedicação.

Durante minha infância e adolescência, era muito incentivada pelos professores da escola dominical a memorizar versículos. Não precisava de muita técnica para vencer um torneio bíblico. Afinal, o que mais ocupava minha mente? Não tinha casa, filhos, trabalho, contas para pagar e outras peripécias que fazem parte da vida de um adulto. Era uma criança sem um pingo de preocupação sequer! Às vezes memorizava mais de um verso por dia, mesmo sem entender o que queriam dizer exatamente. Ao longo dos anos, pude ter um pouco de esclarecimento de seus significados e louvo a Deus por esses momentos que vivi. Por isso te recomendo a incentivar seu filho a memorizar versos, mesmo que por enquanto eles não entendam o que significam, ouque, na tenra idade, os versos representam apenas quantidade. Pode ter certeza que a semente estará sendo plantada.

Se você já cresceu e, assim com eu, hoje tem mil e duzentas coisas na sua cabeça mas não quer mais usar a desculpa de que “não consigo memorizar versículos”, anote as dicas abaixo.

1.    Tire um tempo e escolha um lugar sem distrações para estudar os versículos.

2.    Escolha um verso por vez, para não confundir a citação e versículo um com o outro.

3.    Leia o versículo em voz alta algumas vezes.

4.    Escreva o versículo em um cartão (ou post-it) e cole-o em algum lugar visível, como o espelho do quarto ou banheiro.

5.    Comece escolhendo versos menores, depois de um tempo vá para os maiores.

6.    Coloque músicas nos versículos, como vemos em alguns louvores dos anos 80 e 90; Celebrai com Júbilo ao SenhorA Ele a GlóriaO Senhor é meu PastorElevo os Olhos Para os MontesOs Que Confiam No Senhor e etc.

7.    Sublinhe as palavras chaves.

8.    Leia o contexto.

9.    Ore a Deus para que Ele te ajude.

10. Use os versos memorizados sempre que puder. Se não usar, poderá esquece-los.

11. Ouça um áudio da passagem que tenha o verso.

12. Escolha um versículo que tenha um significado importante para você.

13. Separe o verso por partes, memorize a primeira parte, depois a segunda e assim sucessivamente.

14. Anule as palavras chaves. Escreva o versículo dando o espaço para as palavras principais, volte e leia o verso em voz alta, completando com a palavra que você já memorizou.

15. Memorize a referência.

16. Repita essa processo por vários dias, até que cada um esteja cravado em sua mente.

Deixe aqui nos comentários alguma dica que você acha infalível.

Gostou? Compartilhe com a galera!

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>